terça-feira, 18 de setembro de 2007

Validação de Diplomas através do MICC

Bibliografia: Informações extraidas do blog da Zaninha


Complementando os posts feitos anteriormente, criei este novo através das informações que obtive da minha amiga Sandra (Blog da Sandra e Evaldo). Segue abaixo o e-mail que enviei para ela, com a explicação do processo de validação dos diplomas através do MICC (Quebéc):

Boa noite,

Sandra, td bem? Vi que vc e seu marido fizeram o processo de equivalência de estudos pelo MICC. Desculpe minha falta de informação em relação a este assunto, mas ainda tenho algumas dúvidas sobre isso...

Para que eu possa trabalhar no Canadá eu devo enviar meus documentos para o MICC validar assim que tiver o visto?
Vejo pessoas que somente encaminham os documentos (diploma, histórico etc) para uma faculdade diretamente para fazerem a análise....

O que é necessário? Enviar ao MICC ou à Universidade? Quais as diferenças? Ambos são necessários? Se eu fizer a equivalência pelo MICC, as Universidades aceitam minha solicitação para pós-graduação? Isso facilita o processo?

Muito obrigada, aguardo, Rosana.

Oi Rosana,
Minha experiencia eh no Quebec, ok?
Cada provincia tem orgaos com nomes diferentes e regras parecidas.
Vou tentar ser mais clara, ok?

Possuo 3 diplomas (tecnica em eletronica pelo CEFET-RJ, engenharia eletronica e MBA em Marketing).Os sistemas de educacao do Brasil e Canada sao diferentes. Alem disso algumas profissoes sao regulamentadas por ordens (como eh o caso da Engenharia - que eh a mesma coisa do CREA no Brasil, aqui existe a ordem dos engenheiros).
Bem, para quem quer seguir carreira academica e fazer um mestrado ou doutorado aqui no Canada, basta fazer como o meu marido fez, mandar os diplomas (traduzidos por tradutor juramentado) e demais exigencias direto para a Universidade para a qual aplicara para o mestrado. Eles analisam e dao a resposta se voce foi aceito ou nao no mestrado ou doutirado deles. Chegando aqui, ja com o NAS (CPF), voce pode solicitar bolsa-salario para cursar o mestrado ou doutorado. Faremos isso, ja que ele foi aceito na Universidade de Laval que fica em Quebec City.
Para os demais casos, ou seja para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, os nossos diplomas (ainda que traduzidos por tradutor juramentado) nao valem muito aqui e qual a razao disso? Eh preciso que um orgao canadense os analise e diga que os seus diplomas sao: verdadeiros, o que eles significam para o Canada (tipo: se eh um curso profissionalizante, um bacharelado, um secundario e etc). Porque quando voce for se submenter a uma vaga de emprego e for chamado para uma entrevista, eles vao querer ver os papeis que comprovam sua formacao e se voce so tiver os diplomas brasileiros eles serao apenas papeis sem sentido para uma empresa canadense.Abri duas frentes para fazer a equivalencia dos meus diplomas:

1) MICC (para os meus tres diplomas) - mesmo enquanto a ordem dos engenheiros nao libera para que eu assine com o titulo de engenheira (onde o salario dobra e as possibilidades tambem), eu tenho os meus diplomas reconhecidos e posso atuar em empregos que exijam nive tecnico, superior (bacharelado) e uma pos latu sensu. Ou seja, o que recebi ontem, faz com que eu possa me candidatar a empregos ate de engenheira, mas que nao exijam o CREA, como eh o caso de diversos empregos no Brasil. Alem disso posso ver empregos de tecnica em eletronica e em marketing. Para iniciar essa equivalencia basta ter o CSQ em maos e ganhar tempo comecando isso ainda do Brasil.

2) OIQ (Ordem dos Engenheiros do Quebec) - eh a ordem que controla o exercicio da prossisao de engenharia aqui, como o CREA no Brasil. Achei valido fazer porque nas minhas pesquisas vi que a formacao do engenheiro brasileiro eh muito boa. Nao ficamos a dever nada a ninguem. Alem disso, segundo a paletsra, o salario sobe bastante quando voce tem o registro da OIQ. Basta ter o CSQ e mandar os papeis ainda do Brasil para iniciar o processo. O meu dossie foi completado ontem e o comite que da a palavra final se reunira na 2a feira para me dizer os proximos passos. Por experiencias anteriores e pelo que ja recebi, devo ter que fazer uma prova de frances e uma prova da ordem. Mas, isso nao eh nada para quem ja fez uma faculdade de engenharia, nao eh mesmo? Vou tentar e estudar muito, pois acho que sera compensador.Se nao tiver sido clara, pode perguntar mais, ta?

Boa Sorte! Voce esta imigrando?
Para qual provincia?
Sds,Sandra

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Noite Sandra, td bem?
Estou começando a pesquisar pesquisar sobre o processo de validação do diploma de engenheiro.
Já começei a cursar aulas de francês, e estou me preparando para enviar a documentação e marcar a entrevista.

1) Qual documentação necessária para se conseguir o visto?
2) Com o visto na mão qual o próximo passo?
3) O que se pode fazer ainda aqui no Brasil para agilizar o processo de validação do diploma?

Se ficar melhor, pode me mandar e-mail. tonyalaf@gmail.com.

Desde já te agradeço pela atenção.

Jeankarlo disse...

Tony e Sandra, bom dia!
Será que poderiam me tirar uma dúvida quanto a equivalência de estudos ?
Seguinte, possuo um diploma de Técnico em eletrônica pelo CEFET-MG (curso de templo pleno realizado em 3 anos e meio (1830 horas de formação geral como português, matemática, etc. e 1500 de formação técnica especial como eletrônica geral, teleco, etc. e 600 horas de estágio supervisionado, totalizando 3870 horas de estudos), ao ler as informações do MELS e MICC fiquei com uma grande dúvida de como o diploma/ escolaridade será reconhecido.
O curso é visto como um curso secundário profissional (DEP - AFP - ASP, etc) ou como um curso DEC Colegial?
Já submeti perguntas (mais elaboradas, com cópia de documentos) para o BIQ, MICC, MELS, OIQ, OTPQ (tecnólogos).
O MELS me direcionou ao MICC.
O MICC retornou com um link para acessar um manual que não me trouxe muitas novidades (mas ainda estou lendo/relendo tudo), pois não consegui responder à pergunta: Tenho um DEP/ASP/AFP ou um DEC/Colegial?
O BIQ de São Paulo me pediu para passar a pergunta por e-mail, passei e eles me pediram para enviar um dossiê, enviei o Dossiê e eles não responderam ainda.
A OIQ me respondeu que estão analizando (já têm 40 dias e ainda não me retornaram) o único orgão que forneceu um feedback foi a Ordem dos tecnólogos profissionais do Québec (OTPQ) que passou uma série de documentos para iniciar o reconhecimento, mas fiquei na dúvida pois eles não afirmaram sobre a equivalência de estudos, só pediram para pagar as taxas para iniciar o processo de validação.
Como você Sandra é formada no mesmo curso que eu, Peço a gentileza de me ajudar a compreender esta questão :D,

Possuo um Diploma de Tecnologo em Processos Gerenciais e possuo esperiência nesta área, mas estou querendo saber sobre o curso técnico, pois dependendo de como for validado as oportunidades aumentam bastante. Como não espero chegar sendo gerente no Québec, preciso ter todas as alternativas de trabalho bem definidas.
Muito Obrigado e abraço a todos.