terça-feira, 18 de setembro de 2007

Centro RIRE (ajuda pra Validação de Diplomas Engenheiros)

Trecho extraído do blog da Sandra & Evaldo.


Já tinha ouvido falar que este centro ajuda a validar os diplomas dos Engenheiros junto à OIQ e oferece algumas ajudas mas, não sabia com detalhes o que era. Fui lá na terça 14/08. Aí realmente eu concluí: a) que Deus queria nos trazer mesmo para Ville de Québec; b) como é bom estar num país que acolhe; c) e que a Université Laval faz uma grande diferença nessa cidade. A conselheira levou um susto quando viu que eu já havia recebido a carta da OIQ e estava com o meu dossiê fechado e apta a fazer as provas. Ela disse que foi a primeira vez que ela pegou um caso assim. Ela me disse que se eu quisesse entrar no programa deles estaria pulando algumas etapas. Isso porque ao se filiar ao programa do Centre R.I.R.E acontece o seguinte:
1) Eles cuidam e pagam (através de um convênio com o Emploi Quebec) TODAS as despesas com o processo junto à OIQ desde o envio dos documentos para abertura do dossiê (aquilo que fiz em outubro de 2006). Isso inclui: bolsa mensal, designar um professor da Université Laval que estudará comigo as matérias que eu escolher fazer, custos de transporte, os livros indicados nas bibliografias para eu estudar, taxas das provas e tudo o mais que eu precisar desembolsar para a validação junto à OIQ;
2) Reembolso do valor que eu já paguei junto à OIQ (455,80 dólares canadenses);
3) Toda uma estrutura de cursos complementares a nossa disposição de forma gratuita, como: idiomas, informática (Java, Linux, Web, programação, TCP/IP, Office, etc, etc, etc);
4) Suporte na colocação no mercado de trabalho canadense - gente... isso eu presenciei porque durante o encontro, ela atendeu um telefonema e lutou para colocar uma engenheira brasileira numa empresa e "vendeu" super bem a menina. Fiquei espantada com a forma como ela falou da engenheira brasileira e orgulhosa porque os brasileiros realmente se destacam quando têm oportunidade.
Na mesma reunião, ela ligou para a OIQ (para checar meu dossiê e saber como deveria proceder já que estava com o dossiê completo) e me explicou sobre as "exigências" e sugestões para participar do programa:
1) preencher 2 formulários ali mesmo com dados pessoais;
2) me comprometer a não trabalhar para ter tempo de estudar com os professores da Université Laval que vão me preparar, e porque a bolsa é justamente para que eu não tenha necessidade de procurar emprego durante esse tempo, pois preciso dispor de 30 horas semanais para estudar. Ela disse que eu até poderia trabalhar em algo que não tivesse NADA A VER com a Engenharia durante 10 ou 12 horas semanais;
3) disse para eu não subestimar as provas e que os professores ajudam a entender como são elaboradas as provas de engenharia no Canadá. Disse que como eu tenho marido e filhos, não é fácil estudar sozinha e se eu trabalhar durante o período de preparação, terei pouca chance de passar e pouco tempo para estudar pois chegarei exausta do trabalho;
4) se eu quisesse, sem o auxílio deles, ainda poderia me inscrever em apenas 1 disciplina para exame na próxima sessão (novembro/07) na matéria que eu considerasse mais fácil e para as outras duas eu faria com o todo o suporte deles (que inicia em janeiro de 2008 e vai até a data da outra sessão em maio/08).
Pensei comigo mesma: "será que entendi bem? tem alguém pedindo para eu não trabalhar e dizendo que eu vou receber dinheiro, suporte e tranquilidade para me preparar para os exames da OIQ?". Isso é meio esquisito para a nossa realidade no Brasil. Mas, começo a entender que aqui isso é bem comum: sem pressa, sem stress.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco