terça-feira, 4 de setembro de 2007

Relato sobre 3 meses no Canadá por Luciano Jordão

Por Luciano Jordão:

"Como virou tradiçao na lista, estou escrevendo para relatar os primeiros meses nas terras da America do Norte.

Perfil:

* Cidade escolhida Edmonton.

* Casal com filho de um ano e meio.

* Os dois da area de TI

Resumo:

1) Emprego

2) Aluguel

3) Adaptação do filho

4) Impressões da cidade

5) Documentos utilizados (traduções)

6) Histórico de Crédito

7) Saúde

1) Emprego:

Contrariando todas as noticias, informacoes e estatisticas arranjei o meu emprego, na minha area com 5 (cinco) dias de Canada.

Sou DBA Oracle, a estrategia que utilizei foi a seguinte, comprei um numero do Skype aqui em Edmonton, coloquei curriculo nos sites Monster e Workopolis com esse numero, o pessoal me ligava e eu atendia no Brasil ainda. Fiz varias entrevistas ainda no Brasil. 15 dias antes da viagem fiz uma entrevista para uma empresa, dois dias antes de embarcar marcaram uma entrevista pessoalmente aqui em Edmonton, cheguei num domingo a entrevista foi na quinta, na sexta me ligaram dizendo que a vaga era minha. Estou nesta empresa ate entao. Minha esposa é Analista de Sistemas. Ela demorou a colocar curriculo no mercado pois estava preocupada com nosso filho. Assim que colocou comecou a chover os telefonemas.

De quatro entrevistas foi chamada para trabalhar em 3 delas, teve a chance de escolher.

Aqui tem muito emprego, de qualquer coisa. Um dia ela estava em um shopping olhando vitrine, o rapaz da loja perguntou se ela nao queria trabalhar la. Toda loja tem uma placa oferecendo vaga.

2) Aluguel:

O mercado esta bem aquecido, a procura é grande e são poucos os imoveis para alugar.

Resultado, como voce acabou de chegar, nao tem historico nenhum, nunca lhe aceitam.

Para nossa sorte chegamos a conhecer uma brasileira que tinha uma casa para alugar,

ela nos alugou sem fazer nem contrato.

4) Adaptacao do filho:

Outra coisa complicada encontrar aqui eh vaga para criancas nas cheches (daycare).

Como em qualquer lugar do mundo dá-se um jeito. Encontramos uma cheche perto de casa, la descobrimos que trabalha uma brasileira. Nao tinha vaga na cheche, falamos com essa brasileira que falou com a dona da creche (canadense) em dois dias ... surpresa ... apareceu a vaga.

Se fosse no Brasil seria o jeitinho brasileiro, aqui tem a mesma coisa, tem que conhecer

as pessoas certas. Essa brasileira conhecia e nos ajudou. Sempre disseram para nao se preocupar com as criancas elas se adaptam muito facil.

Para nos não esta sendo muito facil não, nem para ele. Eh muito dificil, a comida é

outra e ele não gosta (eles comem muito mal), ele não entende o que o pessoal fala.

No Brasil ele tinha uma estrutura de muito conforto, veio para o mundo cão, tem dia

que ele ta bem desanimado.

4) Impressao da cidade:

Em uma frase, as piores possiveis. A cidade eh suja, o transito muito ruim, o pessoal mal educado, no onibus sentam nos lugares reservados para idosos e não cedem o lugar, buzinam no transito, fumam onde não pode, jogam lixo no chao, um horror. Eles

fazem tudo que se comenta que as pessoas de países de primeiro mundo nao fazem. São muitos também os bebados pela cidade.

No Brasil moravamos em Brasilia, nao eramos de lá, mas passamos a gostar muito da cidade, e para nós Brasilia é bem melhor que Edmonton, mais limpa, mais agradavel, transito melhor.

Já compramos um carro, e de dentro do carro a cidade é outra, bem mais bonita.

5) Nesses três meses de Canadá precisamos dos seguintes documentos traduzidos. Certidão de nascimento do nosso filho, Carteiras de motorista, documento da nossa seguradora do Brasil informando que não utilizamos o seguro num determinado período, certidão de casamento, essa não trouxemos tivemos que traduzir aqui e nos foi cobrado $80.00. Um outro documento que nos foi muito útil foi a Carteira Internacional de Motorista, essa foi importante para podermos alugar carro enquanto não tinhamos a carteira de Alberta.

6) A tão falada história de crédito, realmente é uma coisa muito chata. Cartão de crédito, tinhamos o American Express Gold no Brasil, com ele solicitamos um aqui e foi entregue muito rápido, com um cartão você consegue ter vários, porque várias empresas quando oferecem utilizam como critério para lhe conceder um o fato de você já ter um cartão no Canadá. Uma outra alternativa é ver junto ao banco onde se tem conta, mas a pessoa que abriu nossa conta era um pouco enrolada e sempre evitava o assunto. Uma outra dica é evitem no primeiro momento alugar casa. Geralmente nos apartamentos as contas

de água, luz e gás (aquecimento) estão incluídas no aluguel. Quando você aluga uma casa tem que solicitar esses serviços separadamente, se você não tem histórico no Canadá eles cobram uma taxa, geralmente $200, como garantia após um ano se todas as contas forem pagas, você recebe o dinheiro de volta. Pagamos um bom dinheiro com essas garantias de pagamento, foi celular, água, gás, luz.

7) Serviço de saúde que sempre foi mal falado na lista nos surpreendeu Infelizmente nosso filho ficou doente e teve que ser internado, no Brasil ele nunca teve nem gripe. Tivemos que sentir as sensações de ver o filho doente logo num país distante onde sempre nos foi falado que o serviço de saúde era ruim, levamos ele para o hospital infantil e lá ele foi muito bem atendido, o quarto que ficou hospitalizado era muito bom e era individual, tudo de graça. A dica que dou é se puderem evitar nunca utilizem o serviço de ambulância, nós utilizamos. O serviço de ambulância é muito bom, mas não é

coberto pelo sistema de saúde publica, nos foi cobrado $380.00 para levar nosso filho de casa até o hospital, por sorte o plano de saúde da minha empresa cobre 80% dos gastos com ambulância.

Concluindo:

Esta tudo dando muito certo para nós até o momento, mas ainda é cedo para dizer se vamos ficar por aqui por muito tempo. Mas só vindo para ver se gosta ou não, cada um terá suas próprias experiências."

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Luiciano, é o Rodrigo, seu ex-professor de inglês. Fiquei feliz em saber que as coisas começaram bem para vocês.
Abraço grande!
www.rodrigoferreira.net
e-mail: rodrigoferreira.net@gmail.com