segunda-feira, 1 de outubro de 2007

PROFESSORES

Bom, pessoal, só para complementar o q vocês já falaram ai sobre o permis para ensinar. Para abrir o processo junto ao MELS, é necessário ter a avaliação comparativa dos estudos e ter como resultado dessa avaliação os estudos equiparados a um BAC DE 3 ANOS. Se a avaliação der inferior a isso, nem adianta abrir o processo pq um bac de 3 anos é o mínimo exigido. Não sei como essa avaliação é feita, mas, para terem uma idéia, minha faculdade no Brasil (letras - portugues/ingles) teve 3425 horas e a do meu namorado tb teve por volta disso e ambos ganhamos a equiparação Bac de três anos. Depois, junta mais uma papelada conforme consta em http://www.mels.gouv.qc.ca/dftps/interieur/autorisa.html

e envia ao ministério. Um mês e meio depois, recebi uma primeira correspondência dizendo q meu dossiê havia sido indicado para passar por uma comissão e q em junho teria a resposta. Na sexta recebi outra correspondência dizendo q minha educação é suficiente para obter o permis e q em julho o receberei, caso a checagem dos meus antecedentes criminais de negativa - o q não levo medo nenhum. Muitas pessoas vão nos assustar aqui no Quebec qdo dizemos q gostaríamos de ser professores. Vão nos perguntar se no Brasil um curso de pedagogia é necessário, a gente responde q não, q, no meu caso, Letras é o exigido. Eles, então, torcem o nariz e falam "ah, então vai ser difícil, pq aqui vc tem q ter um curso de pedagogia para ter o permis". Acontece q esse "curso de pedagogia" a que eles se referem são disciplinas ligadas à pedagogia (metodologia, estágios obrigatórios, psicologia, didática) que nos temos dentro de uma licenciatura no Brasil. A carga horária desses cursos deve somar, no mínimo, 450 horas e acho q deve ter q ter de tudo um pouco. Para vcs terem uma idéia, na minha faculdade cursei:

- didática 60 h

- psicologia da educação 60 h

- metodologia do ensino (português e inglês separadamente) 120 h (60 h cada)

- praticas de ensino (tive três) 420 h

- laboratório de língua porta e inglesa 195 h

Receava q fosse haver algum problema de entendimento entre o nome da disciplina e o conteudo - esse "laboratorio", por ex., talvez não fosse compreendido como disciplina da area pedagogica - mas era - então trouxe do Brasil as ementas das disciplinas para mandar traduzir aqui caso houvesse algum problema nesse sentido. Não houve. Outra coisa importante é ja trazer do brasil um documento q a universidade deve preencher informando a lingua em q seu curso foi ministrado (o formulario esta no link q postei antes). Alem disso, um dos dcumentos q o Ministerio aqui pede é uma copia do seu "permis" no pais de origem e uma declaracao q a licenca de ensinar não foi revogada, cancelada nem nada do genero. Qto ao permis, não existe isso no Brasil, então pedi a universidade uma declaracao explicando isso e o q era necessario para ser professor no brasil e o q podiamos ensinar com o diploma de licenciatura plena em letras, no meu caso. A tal decalaracao q a licenca não foi revogada, foi uma novela e não consegui, pois a universidade afirmava q se eu tivesse feito alguma loucura numa sala de aula esta informacao estaria na policia e não na universidade. Entao eles não tinham dados para declarar tal coisa (e não adiantava eu levar uma certidao negativa da policia pois eles não emitem documentos baseados em informacoes de fora da universidade :P . Enfim, não mandei isso e não teve complicacao.

Mesmo sem o permis podemos nos inscrever nas comissoes escolares para fazer substituicao de prof, mas para q tenhamos um contrato permanente, dizem q é necessario o permis. Mas sei de gente q trabalha sem o permis.

Alem disso, as comissoes escolares exigem q todos os prof passem por um teste de frances (isso não tem a ver com a obtencao do permis, é exigencia das comissoes, não do minsterio) tb como requisito para um contrato permanente. O teste é o CEFRANC http://www.cspi.qc.ca/cefranc/bienvenue.htm

O permis é valido por cinco anos e nesse meio tempo temos q fazer, se não me engando, cinco cursos determinados pelo ministerio e passar por 600 h de estagio probatorio para q o permis seja transformado em brevet (q é definitivo). Bem, isto é o q sei por enqto e o q ja percorri ate agora. Se puder ajudar em mais alguma coisa, so pedir!

By Lucia C - comunidade Quero ir pro Quebec

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Lucia, ça va?

obrigada pelas infos, foram as primeiras que achei a respeito nos blogs ... Tb sou professora ( Geografia) e candidata a imigraçao quebequoi! E estou avida por infos a respeito da profissão por ai, até p/ me preparar p/ a tão temida entrevista (ainda mais pq serei a requerente principal!) :)
Se puder me indicar o caminho das pedras, sobre tds as etapas, ficarei imensamente grata!

um abraço

Alessandra


meu e-mail de contato é alevoliveira@gmail.com

Anônimo disse...

Oi! Eu me chamo Marília e também sou professora (Pedagoga e Psicopedagoga) e estou com entrevista marcada para abril. Ando preocupada com a questão profissional e a falta de informação a respeito da área. Se possivel, gostaria de outras informações.

Abraços

Marília
email: mariliavilanova@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Lúcia,
Também sou professora(Biologia), gostaria que me informasse sobre as etapas necessárias para me tornar uma professora em Quebec,

um abraço,
Verônica

Marcos Zamith disse...

Que bom ver este texto!

Poderia me informar que nível de francês é exigido naquele teste?

Grato.