terça-feira, 1 de abril de 2008

Relato do "Spectro" primeira entrevista processo Québec 2008

Vou utilizar o relato do Spectro para começar a ter a idéia de como será a entrevista com o M. Leblanc


" CSQ nas mãos!!!

Pessoal, estamos muito felizes, pois tudo deu certo e agradecemos a Deus por tudo.

Vou contar como foi a entrevista:

Nosso perfil:
Eu – 29 anos, formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Controladoria e Finanças. (requerente principal)
Minha esposa – 25 anos, formada em Educação Física.

Entrevistador: Monsieur Leblanc

A entrevista começou às 9 horas em ponto e realmente estreamos o novo escritório de imigração em São Paulo... hehehehe.
Ele comentou conosco no início da entrevista que éramos os primeiros. Ele foi muito simpático do início ao fim. As primeiras perguntas foram qual é a nossa idade e não perguntou quem era o requerente principal (eu acho q ele sabia, pois ele tem os papéis que enviamos nas mãos). Perguntou também se nós éramos casados e depois nos disse a data de casamento e pediu pra gente confirmar e então, pediu nossos passaportes, nossas certidões de nascimento e casamento.
Perguntou qual era a nossa profissão, pediu todos os diplomas (faculdade, pós e ensino médio, tudo com os históricos). Logo depois de pedir os diplomas, pediu para explicar a nossa profissão e perguntou se nós sabíamos como era a nossa profissão no Québec, então ele me perguntou se eu conhecia a Ordem dos Contadores e quantas ordens têm, eu respondi que conhecia e que já venho mantendo contato com as ordens, e disse os nomes das três e ele gostou, pois eu tinha conhecimento do assunto. Pra minha esposa, ele perguntou se ela conhecia os requisitos para poder trabalhar (ela trabalha aqui com natação), e ela respondeu que precisa fazer um curso na Cruz Vermelha, e para trabalhar com crianças um curso especial, então, ele também perguntou quais eram as exigências que um empregador do Québec faz para que você trabalhe, ela respondeu outra coisa, ele fez a pergunta de novo, ela continuou falando outra coisa, mas falou bastante e ele deixou quieto, acho que aceitou por ela ter falado bastante, mas o que ela falou era um pouco sobre o assunto.
Em seguida, pediu nosso imposto de renda e também tivemos que explicar. Mostramos também nossos certificados de regularidade das nossas profissões (CRC e CREF), pois como eu sou autônomo e minha esposa trabalha como personal trainer, ele pediu os certificados demonstrando que estamos aptos na profissão. Mas minha esposa trabalha em uma academia com carteira assinada também, mostramos uma carta da empresa em que comprova o registro.
Perguntou em que nível de francês achávamos que tínhamos e perguntou onde nós estudamos francês (não pediu o diploma). Pediu nossas ofertas de empregos e pediu para explicar em quais cidades ficavam e quais eram os nomes das empresas. Inclusive tinha uma rua famosa (que não lembro o nome agora) e ele falou um monte sobre a rua, pois era um político quebequense e que fez várias coisas importantes pro Québec.
Depois, ele me perguntou qual era a minha motivação para ir para o Québec e então respondi. Então, do nada, ele começou a falar comigo em inglês, daí me bati um pouco e disse que fazia muito tempo que não falava inglês e confundia bastante as duas línguas (inglês e francês) então ele sorriu falou que entendia a situação e mesmo sem conseguir falar muito elogiou minha pronúncia (no dossiê coloquei nível 4 de inglês, debutant).
Perguntou se conhecíamos o Québec e dissemos que não e perguntou se conhecíamos algum amigo lá, então falamos que sim. Isso tudo durou 45 minutos, então ele começou a digitar um monte, mas o computador ou sistema estava dando pau. Ele me falou então, que como era a primeira entrevista o sistema não estava funcionando muito bem. Ele ficou então uns 15 minutos sem falar nada e pediu desculpas por causa da demora do computador, digitou mais uns 5 minutos e de repente virou-se pra nós de disse: “FÉLICITATION”. Imprimiu os CSQs e nos passou as vias e nos acompanhou até o elevador. Saímos de lá as 10:15hs.

Conselhos para entrevista:
- Trabalho: Saber tudo sobre o teu trabalho aqui e no Québec, pois ele enfatiza muito isso. Leve as ofertas de empregos e saiba explicá-las.
- Imposto de Renda: Conferiu tudinho e pediu pra explicar também.
- Ele é muito simpático e foi super atencioso durante toda entrevista.
- Ele disse que se nós não entendêssemos alguma coisa era pra pedir pra repetir, mas não precisamos.
- Ele não nos pediu a carta que recebemos por correio. Mas por garantia levem.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Au revoir.


entrevista: 01/04/2008
Conv. entrevista: 21/02/2008
Aviso entrevista: 26/12/2007
Pré-convocação: 12/11/2007
Débito Cartão: 09/10/2007
Abertura do processo: 20/09/2007
Chegada a Buenos Aires: 18/09/2007
Envio docs Buenos Aires: 13/09/2007"

5 comentários:

Arroz disse...

É sempre bom ver mais um relato vitorioso, agora é só aplicar o federal e esperar...........
No final, depois da angustiosa espera, tudo dará certo!!!
Fiquem com Deus e que sua entrevista seja tão tranquila quanto a do "spectro"

Unknown disse...

Parabéns!!!
Nós moramos em Fortaleza e faremos nossa entrevista em Recife, mas é sempre bom ler relatos dos outros.
Meu marido é contador, se puder nos passar algo sobre as Ciências Contábeis, alguma pesquisa do tipo, agradeceríamos.
Boa sorte no resto do processo.

Abraços

Unknown disse...

Ops... meu e-mail é: ludynha18@yahoo.com.br

Lidia Barreiros disse...

Oi Samuel...
Aqui é a Lidia lá do Quero ir pra Quebec...
Adicionei seu blog lá no meu!
Bonne chance pour vous....vo ficar de olho no seu relato...
:)
A bientôt!!

meu blog.
http://picoledebrasileiro.blogspot.com/

Jussara disse...

Olá Samuel..

Sou professora de ed. física e pretendo ir pra Quebec em 2010, gostaria de ter contato com sua esposa.
e-mail: jussaranascimento66@yahoo.com.br