terça-feira, 30 de outubro de 2007

Felicitaciones!!!!!

Eu adorei saber que uma querida amiga minha conseguiu passar na entrevista de Québec.

ZANINHA meus parabéns!!

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Re: RES: [Canada Immigration] Qual a estação de trem mais próxima do Consulado do Canadá em SP ?

Se vier do Tietê faça assim:
Metrô até Paraíso, baldeação até Vila Madalena, baldeação de ponte Orca até Cidade Universitária e então trem até estação Berrini e então vá a pé pro consulado (300 Mts)




Consulado do Canadá em São Paulo

Endereço:

Av. das Nações Unidas, 12901 - 16º andar,
04578-000 - São Paulo, SP - Brasil


Ponte Orca
Como funciona

O serviço "Ponte Orca" faz o transporte complementar gratuito entre estações da CPTM e do Metrô, por meio de vans. Os intervalos, no período de pico, costumam ser de três minutos e não há paradas intermediárias. São dois circuitos atendidos:

* Barra Funda/Vila Madalena: cobre o percurso entre a Estação Barra Funda, por onde circulam duas linhas da CPTM - A (Luz-Francisco Morato) e B (Júlio Prestes-Itapevi), bem como uma do Metrô (Linha 3 / Vermelha) e a Estação Vila Madalena, situada na Linha 2 / Verde, do Metrô. As viagens são realizadas das 6h às 21h, de segunda a sexta-feira. A distância é de 5,5 quilômetros, percorrida em cerca de 15 minutos, com 13 passageiros por viagem. Em horários de pico dos trens (das 5h às 8h30 e das 17h às 20h), não há intervalos, a operação é intermitente. Nos demais horários de funcionamento, a saída das vans ocorre a cada 20 minutos.

* Cidade Universitária/Vila Madalena: faz o trecho entre a Estação Cidade Universitária, localizada na Linha C da CPTM (Osasco-Jurubatuba) e Estação Vila Madalena, situada na Linha 2 / Verde, do Metrô. O atendimento passa a funcionar das 6h às 21h, de segunda a sexta-feira. A distância é de cinco quilômetros, percorrida em aproximadamente 12 minutos, com 17 passageiros por viagem. Os intervalos entre as vans ocorrem, em média, a cada 10 minutos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Frase do dia

"Todos os homens, de todos os tempos, e ainda os de hoje, dividem-se entre escravos e livres, porque quem não dispõe de dois terços do próprio dia é um escravo, não importa o que seja de resto: homem de Estado, comerciante, funcionário público ou estudioso". Friedrich Nietzshe.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ou isto ou aquilo

Ou isto ou aquilo, por que pedimos tantas opiniões né !! Tudo bem, uma pessoa daqui já foi pro Canadá, a outra pessoa ali também já viajou para um país frio, outra pessoa dali diz que o inglês é mais importante (óbvio eu sei, depois das estatísticas de que 23% da população mundial só fala inglês né!!) mas para o meu caso que é específico missão Québec, tem que ser o francês, que é uma língua muito bonita assim como nosso português, bem desde que seja escrita e falada corretamente. Não me julgo nenhum expert em nenhuma das duas, erros sempre cometo, mas tento evitá-los! Enfim, hoje foi esse dilema que passei.

abraços a todos,

Salut

terça-feira, 23 de outubro de 2007

lojas de roupas no canadá

- Walmart
- Hart Stores
- International Clothes
- Canadian Tire
- Mark's Work Warehouse
- Sears
- Zellers

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Eu Sou Pobre, Pobre

Pois bem, eita processinho caro. Tenho fé que no fim do túnel encontrarei a luz ... ou no final do processo de Québec =) ... abração a todos

Eu Sou Pobre, Pobre

Desconhecido

Composição: Indisponível

Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré deci.
Eu sou rica, rica, rica,

De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré deci.
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré.
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré deci.
Escolhei a qual quiser,
De marré, marré, marré.
Escolhei a qual quiser,
De marré deci.
Eu queria (nome da pessoa),
De marré, marré, marré,
Eu queria (nome da pessoa),
De marré deci.
Que ofício dais a ela ?
De marré, marré, marré.
Que ofício dais a ela ?
De marré deci.
Dou o ofício de (nome do ofício)
De marré, marré, marré.
Dou o ofício de (nome do ofício),
De marré deci.
Este ofício me agrada (ou não)
De marré, marré, marré.
Este ofício me agrada (ou não)
De marré deci.
Lá se foi a (nome da pessoa),
De marré, marré, marré.
Lá se foi a (nome da pessoa),
De marré deci.
Pra terminar :
Eu de pobre fiquei rica.
De marré, marré, marré.
Eu de rica fiquei pobre,
De marré deci.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Quem bate? É o frio!




Muito por alto, pois o assunto é vasto, aqui vao algumas respostas a suas dúvidas sobre o inverno:

a) Acessórios:
Bota de neve (snow boot)
Meia para frio intenso (Socks)
Ceroula (long underwear ou long john)(imprescindive l)
Casaco de inverno (winter coat) - o melhor possível, com capuz que fecha e cubra até o nariz
Luva (glove) de um material chamado Thinsulate.
Gorro que cubra as orelhas

b) Andar na neve
Na calçada evite as partes com neve comprimida ou gelo porque escorrega demais. Evite também as partes brilhantes pois nao passa de gelo. Procura andar sobre o sal que é colocado para derreter o gelo. Dirigindo, evite as partes escuras ou brilhantes do asfalto, pois é black ice que faz o carro perder completamente o controle. Ao entrar em um lugar fechado vindo da rua simplesmente vá abrindo os casacos que tiver usando, tire a luva e a touca. Se for em algum escritorio, consultorio, tire tudo e coloque no armario ou cabide que sempre
existe para isso.

c) após uma tempestade de neve a cidade é limpa rapidamente (leva-se dias as vezes quando a tempestade é muito forte)pois existem o que eles chaman de "snow party" aonde várias máquinas colocam a neve ao lado da rua enquanto logo atrás vem caminhoes equipados com "snow blowers" que sugam a neve e a joga direto na caçamba de um outro caminhao que anda em paralelo. O primeiro caminhao, aquele que suga a neva, geralmente espalha sal nas ruas ao mesmo tempo.

d) Dificuldade para sair de casa geralmente só acontece em dias extremamente frios, ao redor de -30, o que é muito raro, ou entao quando a temperatura sobe, chove, depois a temperatura desce outra vez subitamente, e entao tudo fica congelado, parecendo um ringue de patinaçao. É extrememente difícil e perigoso andar na rua nessas condiçoes, mas essa situaçao nao é comum.

e) Recreaçao: cross-country ski, down-hill ski, patinaçao, cinema, teatro, hockey, futebol indoor, basquete indoor, tenis indoor, visita aos amigos, almoços, jantares, festa, clube de strip-tease (por favor paguem bem as strippers tá.....), e tudo o mais que sua imaginaçao ou energia permitirem.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Onde comprar dólar canadense?

Vc encontra Travel em Dolar Canadense no banco da American Express.

Com certeza 'e a melhor opcao, porem tambem se torna conveniente ter um pouco de especie em maos na chegada, para qq emergencia. 'E possivel tb pagar tudo em cartao de credito, inclusive taxi.

Vc consegue trocar dolar americano em qq casa de cambio, no aeroporto, porem a taxa 'e um pouco salgada, e no centro da cidade, onde ha varias casas.

Em relacao aos travel's, vc os troca sem custo algum em qq banco (BMO, HSBC, Nationale...etc), se optar em troca-los em casas de cambio, 'e cobrado uma taxa.

Resumindo: Na minha opiniao, Travel em Dolar Canadense 'e a melhor opcao.

Boa Sorte



Trecho do blog: lesinvasionsbarbares

Enviei um e-mail ao consulado, que foi prontamente respondido pela Maria João:

"É difícil achar dólares canadenses no Brasil, será melhor a senhora levar americanos."


Ah, uma dica para quem for comprar os Travelers pela AMEX: NÃO diga que você está imigrando, diga que vai a Turismo senão você não consegue nada.
Da primeira vez que liguei me disseram que não vendiam dólares para imigrantes. Desliguei o telefone e falei com outra atendente, heheheh
E não deixe para a última semana como nós. Vá com umas 3 semanas de antecedência para não ter nenhuma surpresa desagradável.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Programmation des missions de sélection

Lista com datas de entrevistas de Québec de 2007 em todo o mundo

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/couts-projet/programmation-missions.html

PROFESSORES

Bom, pessoal, só para complementar o q vocês já falaram ai sobre o permis para ensinar. Para abrir o processo junto ao MELS, é necessário ter a avaliação comparativa dos estudos e ter como resultado dessa avaliação os estudos equiparados a um BAC DE 3 ANOS. Se a avaliação der inferior a isso, nem adianta abrir o processo pq um bac de 3 anos é o mínimo exigido. Não sei como essa avaliação é feita, mas, para terem uma idéia, minha faculdade no Brasil (letras - portugues/ingles) teve 3425 horas e a do meu namorado tb teve por volta disso e ambos ganhamos a equiparação Bac de três anos. Depois, junta mais uma papelada conforme consta em http://www.mels.gouv.qc.ca/dftps/interieur/autorisa.html

e envia ao ministério. Um mês e meio depois, recebi uma primeira correspondência dizendo q meu dossiê havia sido indicado para passar por uma comissão e q em junho teria a resposta. Na sexta recebi outra correspondência dizendo q minha educação é suficiente para obter o permis e q em julho o receberei, caso a checagem dos meus antecedentes criminais de negativa - o q não levo medo nenhum. Muitas pessoas vão nos assustar aqui no Quebec qdo dizemos q gostaríamos de ser professores. Vão nos perguntar se no Brasil um curso de pedagogia é necessário, a gente responde q não, q, no meu caso, Letras é o exigido. Eles, então, torcem o nariz e falam "ah, então vai ser difícil, pq aqui vc tem q ter um curso de pedagogia para ter o permis". Acontece q esse "curso de pedagogia" a que eles se referem são disciplinas ligadas à pedagogia (metodologia, estágios obrigatórios, psicologia, didática) que nos temos dentro de uma licenciatura no Brasil. A carga horária desses cursos deve somar, no mínimo, 450 horas e acho q deve ter q ter de tudo um pouco. Para vcs terem uma idéia, na minha faculdade cursei:

- didática 60 h

- psicologia da educação 60 h

- metodologia do ensino (português e inglês separadamente) 120 h (60 h cada)

- praticas de ensino (tive três) 420 h

- laboratório de língua porta e inglesa 195 h

Receava q fosse haver algum problema de entendimento entre o nome da disciplina e o conteudo - esse "laboratorio", por ex., talvez não fosse compreendido como disciplina da area pedagogica - mas era - então trouxe do Brasil as ementas das disciplinas para mandar traduzir aqui caso houvesse algum problema nesse sentido. Não houve. Outra coisa importante é ja trazer do brasil um documento q a universidade deve preencher informando a lingua em q seu curso foi ministrado (o formulario esta no link q postei antes). Alem disso, um dos dcumentos q o Ministerio aqui pede é uma copia do seu "permis" no pais de origem e uma declaracao q a licenca de ensinar não foi revogada, cancelada nem nada do genero. Qto ao permis, não existe isso no Brasil, então pedi a universidade uma declaracao explicando isso e o q era necessario para ser professor no brasil e o q podiamos ensinar com o diploma de licenciatura plena em letras, no meu caso. A tal decalaracao q a licenca não foi revogada, foi uma novela e não consegui, pois a universidade afirmava q se eu tivesse feito alguma loucura numa sala de aula esta informacao estaria na policia e não na universidade. Entao eles não tinham dados para declarar tal coisa (e não adiantava eu levar uma certidao negativa da policia pois eles não emitem documentos baseados em informacoes de fora da universidade :P . Enfim, não mandei isso e não teve complicacao.

Mesmo sem o permis podemos nos inscrever nas comissoes escolares para fazer substituicao de prof, mas para q tenhamos um contrato permanente, dizem q é necessario o permis. Mas sei de gente q trabalha sem o permis.

Alem disso, as comissoes escolares exigem q todos os prof passem por um teste de frances (isso não tem a ver com a obtencao do permis, é exigencia das comissoes, não do minsterio) tb como requisito para um contrato permanente. O teste é o CEFRANC http://www.cspi.qc.ca/cefranc/bienvenue.htm

O permis é valido por cinco anos e nesse meio tempo temos q fazer, se não me engando, cinco cursos determinados pelo ministerio e passar por 600 h de estagio probatorio para q o permis seja transformado em brevet (q é definitivo). Bem, isto é o q sei por enqto e o q ja percorri ate agora. Se puder ajudar em mais alguma coisa, so pedir!

By Lucia C - comunidade Quero ir pro Quebec